A alergia nos olhos é uma reação do sistema imunológico a diversos fatores
O sistema imunológico está sempre em ação para lidar com qualquer tipo de substância ou microrganismo invasor. Porém, em algumas situações, essa reação pode ser exagerada ou desnecessária, levando a sintomas que caracterizam uma reação alérgica.
Quando a reação alérgica ocorre nos olhos ou em seu entorno, chamamos a condição de alergia ocular. Uma alergia ocular pode ocorrer por diversos fatores e estar associada a outras doenças. Entenda mais no conteúdo a seguir.
O que é alergia ocular?
Também conhecida como conjuntivite alérgica, a alergia ocular se caracteriza pelo processo inflamatório dos tecidos da superfície dos olhos (conjuntivas, pálpebras e córneas) em decorrência da reação exagerada do sistema imunológico ao contato com determinadas substâncias externas.
Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, até 40% da população pode ter algum tipo de alergia ocular em algum momento da vida. Esse número expressivo pode ser explicado pelo fato de os olhos serem órgãos bastante sensíveis e estarem em constante contato com o ambiente.
A alergia nos olhos, na maioria dos casos, se manifesta de forma leve e com fácil resolução. No entanto, em algumas situações, a condição pode se agravar, provocando lesões nas córneas e cegueira.
Principais causas da alergia ocular
Existem diversos fatores que podem levar a uma crise de alergia ocular. São eles:
Fatores ambientais
As causas ambientais da alergia ocular incluem fatores que podem estar presentes no nosso dia a dia, tais como:
- Poluição;
- Poeira;
- Pólen de flores;
- Sujeira das mãos;
- Uso inadequado de colírios e outros medicamentos nos olhos;
- Ácaros.
Substâncias irritantes
As substâncias irritantes que mais causam alergia nos olhos são:
- Maquiagens;
- Perfumes fortes;
- Produtos químicos em geral.
Doenças e condições associadas
É comum que a alergia ocular ocorra em associação a outras doenças, principalmente as de origem respiratória, como a asma e a rinite alérgica. Há ainda casos em que a alergia nos olhos ocorre em decorrência da dermatite atópica.
Sintomas da alergia ocular
A alergia ocular pode atingir um ou ambos os olhos. Os principais sinais e sintomas são:
- Vermelhidão na conjuntiva;
- Coceira nos olhos e em seu entorno;
- Sensação de queimação ou ardência;
- Sensação de alteração na visão (geralmente embaçada);
- Inchaço das pálpebras;
- Aumento da sensibilidade;
- Sensação de corpo estranho;
- Fotofobia;
- Secreção aquosa.
Alergia ocular x outras condições oculares
A alergia ocular tem sintomas que se parecem muito com os de outras condições. Por isso, é importante saber diferenciá-los e identificar se são sinais de algo mais grave.
Diferença entre alergia ocular e conjuntivite
A alergia ocular, na verdade, é um tipo de conjuntivite. Basicamente, essa doença pode ser causada por microrganismos (vírus ou bactérias) ou por uma reação alérgica, caracterizando a alergia nos olhos.
Nos casos em que a conjuntivite é infecciosa, os sintomas são quase todos semelhantes, com exceção da secreção, que é mais purulenta. Além disso, a conjuntivite alérgica não é contagiosa, enquanto os casos infecciosos passam de uma pessoa para outra.
Alergia ocular pode ser um sintoma de algo mais grave?
Não necessariamente. A alergia ocular, na verdade, pode estar associada a outras doenças, como mencionado anteriormente. Além disso, a condição pode evoluir para complicações graves, que variam desde lesões na conjuntiva e nas córneas até a perda de visão.
Diagnóstico da alergia ocular
O diagnóstico da alergia ocular é principalmente clínico, realizado pelo médico oftalmologista após a observação dos relatos do paciente e o exame físico dos olhos. Além disso, podem ser feitos testes para identificar anticorpos que indicam que a condição é alérgica e não infecciosa.
Tratamento da alergia ocular
O tratamento da alergia ocular pode ser realizado de duas formas distintas.
A primeira é o afastamento do paciente dos fatores alergênicos que levaram à condição, para evitar que ela se complique. A segunda é o uso de medicamentos, principalmente na forma de colírios, que reduzem o processo inflamatório e tratam os sintomas da alergia. Em alguns casos, pode ainda ser recomendada a imunoterapia, com foco no aumento da tolerância do paciente aos fatores alergênicos causadores da condição.
Para saber mais sobre a alergia ocular e outras doenças dos olhos, entre em contato com a Clínica de Olhos e agende uma consulta.
Fontes:
Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)
Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)