Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Catarata branca: causas comuns e opções de cirurgia

Catarata branca: causas comuns e opções de cirurgia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
2 min. de leitura

Conheça mais sobre essa condição que pode levar à cegueira total

A catarata é uma alteração que ocorre nos olhos devido à perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho. Seu surgimento está principalmente relacionado à idade, mas também pode ocorrer secundariamente a outras causas, como uveíte, trauma, uso de alguns medicamentos e doenças metabólicas.

Existem vários subtipos de catarata, sendo a catarata branca um deles. É sobre ela que discorre o texto a seguir.

Quero saber mais sobre a catarata branca!

Agende uma consulta

O que é a catarata branca?

A catarata, conforme explicado, é uma condição que afeta os olhos quando há perda de transparência do cristalino. Se não for tratada, ela pode avançar para se tornar uma catarata opaca e madura, podendo adquirir uma cor preta, marrom ou branca.

A catarata madura e totalmente opaca impede a transmissão organizada da luz para a retina, tornando o paciente completamente cego.

Causas comuns da catarata branca

As causas mais comuns que levam ao desenvolvimento da catarata branca incluem a exposição a:

  • Radiação por tempo prolongado;
  • Raios ultravioleta;
  • Ondas de calor;
  • Luzes infravermelhas.

Há ainda outros fatores que podem estar relacionados ao surgimento da catarata branca, como:

  • Idade;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo;
  • História de outras doenças oculares;
  • Uso crônico de terapias com esteroides;
  • Uso de medicamentos quimioterápicos;
  • Trauma ocular;
  • Após ceratotomia radial;
  • Talassemia;
  • Diabetes.

Sintomas da catarata branca

De maneira geral, os sintomas da catarata branca incluem:

Visão embaçada e opaca

A visão embaçada e opaca é um dos sintomas mais comuns da catarata branca, levando à dificuldade na realização de atividades básicas do dia a dia, como ler, identificar objetos e reconhecer rostos e pessoas.

Perda gradual da visão

A catarata branca causa a perda gradual e progressiva da visão, levando, com o tempo, à cegueira parcial ou total, situação essa irreversível sem tratamento adequado.

Sensibilidade à luz

A fotofobia, ou alta sensibilidade à luz, é um sintoma da catarata branca que prejudica a visão em ambientes luminosos, seja a iluminação natural ou artificial. Em alguns casos, a luz da tela do celular ou da televisão pode causar desconforto visual.

Junto com a sensibilidade à luz, o paciente pode apresentar fadiga ocular, dor de cabeça, irritação nos olhos e dificuldade para dirigir à noite por conta da luz emitida por faróis.

Dificuldade em enxergar cores

Quem sofre de catarata branca pode perder, com o tempo, a capacidade de distinguir cores e de enxergar as imagens com nitidez. A dificuldade em enxergar cores ocorre devido à opacificação do cristalino, o que faz com que a pessoa perceba alterações na percepção de cores e contraste, dificultando a distinção de objetos.

Quando a cirurgia é indicada?

A cirurgia é o único tratamento indicado para a catarata branca. A cirurgia é realizada através da técnica de facoemulsificação do cristalino. Durante a cirurgia pode ser realizada a incisão do globo ocular através de bisturi ou com auxílio de laser.

Durante o procedimento, o cirurgião remove a lente opaca e a substitui por uma lente artificial. A cirurgia é realizada em centro cirúrgico, com sedação e colírio anestésico, e dura em média de 15 a 20 minutos. A melhora da visão pode ser observada imediatamente após a cirurgia de catarata branca.

Agende sua consulta com a Clínica de Olhos!

Fontes:

Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)

American Academy of Ophthalmology

Entre em contato
e agende uma visita.