Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais os tratamentos para catarata?

Quais os tratamentos para catarata?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
3 min. de leitura

Cirurgia é a única forma de tratar esta condição oftalmológica definitivamente. Saiba como ela é realizada.

A catarata é uma das doenças oftalmológicas mais conhecidas da população, que pode causar sérios prejuízos à visão, inclusive cegueira, se não for corretamente tratada. Na catarata, o cristalino (lente localizada atrás da íris) perde sua transparência e torna-se opaco, o que diminui sua capacidade de focalizar objetos e explica o comprometimento da visão.

A catarata pode ser congênita ou adquirida, sendo mais comum em pessoas idosas devido ao envelhecimento natural do cristalino. Felizmente, esta condição oftalmológica pode ser revertida, mas quando falamos em tratamentos para catarata, a única maneira de tratá-la definitivamente é por meio de cirurgia.

Conheça mais sobre como é realizado esse tratamento para catarata ao longo desta leitura.

AGENDE SUA CONSUTA AGORA MESMO COM A CLÍNICA DE OLHOS!

Fatores de riscos da catarata

A principal causa do comprometimento do cristalino é o envelhecimento, por isso a catarata afeta com mais frequência os idosos. Nesses casos, ela é chamada de catarata senil, mas a doença pode surgir por problemas genéticos ou estar relacionada a alterações metabólicas decorrentes da diabetes mellitus, por exemplo.

Outros fatores de risco conhecidos para a catarata são:

  • Tabagismo;
  • Uso indiscriminado de medicamentos que contêm corticoides, especialmente colírios;
  • Traumas e infecções oculares;
  • Exposição excessiva aos raios UVA e UVB sem proteção visual.

Quais os tratamentos para catarata?

A utilização de colírios ou óculos não pode ser considerada uma das formas de tratamentos para catarata, visto que essas opções apenas amenizam os sintomas. Como dissemos, a única maneira eficaz de tratar este problema é a cirurgia, procedimento no qual o oftalmologista remove o cristalino opaco e o substitui por uma lente intraocular artificial, o que permite que o paciente volte a enxergar normalmente sem ter a visão embaçada.

A lente artificial permite que os estímulos luminosos alcancem a retina para formar a imagem e é uma forma definitiva de tratamento para catarata.

Como a cirurgia de catarata é realizada?

A cirurgia de catarata é um procedimento indolor, seguro, rápido e capaz de devolver a qualidade de vida ao paciente com a recuperação da visão. Antigamente, o procedimento só era recomendado para estágios mais avançados da doença, mas com a evolução das técnicas cirúrgicas esse tratamento para catarata é indicado até mesmo para os estágios iniciais.

A substituição do cristalino opaco pela lente intraocular artificial pode ser realizada por duas técnicas diferentes: a facoemulsificação e a extração extracapsular do cristalino.

Facoemulsificação

A facoemulsificação é o tratamento para catarata mais utilizado na atualidade por ser uma cirurgia minimamente invasiva e de baixo risco para o paciente. O cirurgião responsável realiza uma pequena incisão, de aproximadamente 2 mm, para fragmentar o cristalino com o auxílio do ultrassom e depois aspirá-lo com uma pequena cânula. Na mesma incisão, é inserida a lente intraocular que substitui o cristalino.

Nessa técnica não há necessidade de suturas, o que permite uma rápida recuperação ao paciente, cerca de 2 a 7 dias.

Extração extracapsular do cristalino

A extração extracapsular do cristalino (EECP) é uma técnica menos utilizada, indicada apenas para casos mais avançados de catarata. O cirurgião remove o cristalino de forma manual por meio de uma abertura na parte superior da córnea para inserir uma lente intraocular artificial. Essa técnica necessita de pontos para fechamento da córnea, o que exige uma recuperação mais demorada do que a cirurgia por facoemulsificação.

AGENDE SUA CONSUTA AGORA MESMO COM A CLÍNICA DE OLHOS!

Onde realizar o tratamento para catarata?

Para o sucesso do tratamento para catarata, é indispensável que o procedimento seja executado por um profissional qualificado e com conhecimento profundo das principais técnicas para curar a catarata e outros problemas que podem afetar a visão.

A Clínica de Olhos possui mais de 40 anos de atuação e conta com um corpo clínico de médicos com o título de especialista em oftalmologia, além de profissionais de outras subespecialidades da área oftalmológica para oferecer um tratamento humanizado e individualizado.

Agende sua consulta com a Clínica de Olhos.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Ministério da Saúde

Entre em contato
e agende uma visita.