Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Miopia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
5 min. de leitura

Este problema oftalmológico costuma dificultar a visão de pacientes que tentam observar objetos mais distantes. Entenda.

A miopia é um dos tipos de erro de refração existente e consiste em uma alteração da visão que faz com que os pacientes enxerguem nitidamente para perto, mas sintam dificuldade para enxergar objetos distantes. Isso faz com que esses indivíduos apresentem a visão mais embaçada, além da possibilidade de dores de cabeça mais frequentes. Pessoas com miopia costumam “apertar” os olhos para melhor enxergar objetos à distância.

Pacientes com miopia costumam ter o globo ocular mais alongado e isto faz com que as imagens sejam formadas antes da retina e não na retina (como deveria ocorrer), o que leva a um embaçamento visual dos objetos que estão mais distantes. Trata-se de um distúrbio que tem como principal causa o fator hereditário.

Agende sua consulta agora mesmo com a Clínica de Olhos!

Quais são as causas e os fatores de risco?

Como dito, o principal fator para o desenvolvimento da miopia é, de fato, a herança genética, já que o problema costuma ser motivado por alterações físicas congênitas, que podem estar presentes desde o nascimento, no formato do globo ocular – neste caso, falamos da miopia congênita.

Porém, nem todos os casos de miopia tem como origem a hereditariedade. Atualmente, estudos mostram uma ligação entre o uso excessivo de telas (visão de perto) e o desenvolvimento da miopia. Por isto, é aconselhável, principalmente às crianças e adolescentes, ao utilizarem eletrônicos como celulares e tablets, realizarem pausas e intervalos em sua utilização.

Tratamento da miopia com a Clínica de Olhos

Agende uma consulta

Sinais e sintomas

Os principais sintomas da miopia passam, necessariamente, pela dificuldade de o paciente conseguir enxergar letras ou objetos que estejam fisicamente mais distantes. É válido reforçar que o indivíduo consegue enxergar com nitidez os objetos mais próximos. Portanto, não é incomum que míopes semicerrem os olhos para tentar vencer a visão turva.

Não é incomum que a miopia seja percebida pela primeira vez, por professores, em crianças em fase escolar. Nestes casos, é muito comum que os estudantes não consigam enxergar com nitidez os conteúdos escritos no quadro — mas conseguem ler com perfeição um livro que esteja mais próximo de seu rosto.

A miopia é um distúrbio que pode se agravar com o desenrolar dos anos e não é incomum que os pacientes necessitem realizar trocas periódicas de óculos ou lentes de contato. A fadiga ocular, além de dores de cabeça, também pode ser sinal deste problema oftalmológico.

Tipos de miopia

Vamos compreender melhor abaixo quais são os tipos mais comuns de miopia existentes, bem como suas respectivas características.

Miopia axial

Neste tipo, há um aumento do eixo anteroposterior do olho – em termos mais simples, seria a presença de um globo ocular mais alongado. Esta condição faz com que as imagens se formem antes da retina, tornando a visão mais embaçada.

Miopia Refrativa

Pode ser subclassificada em Miopia por curvatura e Miopia por índice:

Miopia por curvatura

Normalmente, este tipo de miopia acontece em razão de um aumento da curvatura da córnea ou do cristalino. Este fenômeno faz com que o olho projete imagens dos objetos antes da região correta na retina, embaçando a visão do paciente.

Miopia por índice

Este tipo de miopia é causado pela variação do índice de refração de um ou mais meios oculares (cristalino e córnea).

Miopia transitória

Este tipo pode ser causado por excesso de uso de telas (espasmo de acomodação), por alterações da glicemia nos pacientes diabéticos, dentre outras causas. Nestes casos, o tratamento deve focar na causa da miopia transitória, pois somente assim o quadro da miopia poderá ser revertido.

Miopia congênita

Como seu próprio nome já diz, esta versão da patologia já acompanha o paciente desde seu nascimento. Em geral, a criança nasce com as alterações oculares elevadas, que a acompanharão pelo resto da vida.

Miopia degenerativa

Esta forma de miopia acontece em razão da degeneração das estruturas dos olhos, também sendo conhecida como maligna ou patológica. É representada por um alongamento anteroposterior progressivo do invólucro escleral, em consonância com outras modificações oculares.

Este tipo pode causar cegueira e felizmente atinge uma parcela menor da população quando comparado aos outros tipos de miopia. Esta versão do problema costuma trazer maior incidência de lesões de retina, como seu deslocamento — que pode levar à cegueira definitiva.

É possível prevenir a miopia?

O paciente pode adotar algumas ações para tentar evitar o surgimento da miopia. Dentre elas, podemos citar ações simples, como evitar a intensa exposição a aparelhos eletrônicos por longos períodos sem interrupção e optar por atividades ao ar livre.

Quando a doença é congênita, é muito importante que os pais se atentem a iniciar um tratamento o mais breve possível, como forma de evitar transtornos na qualidade de vida da criança.

Quais são os exames para o diagnóstico?

Um check-up oftalmológico de rotina pode diagnosticar a miopia. Esta avaliação do olho pode incluir perguntas do médico ao paciente acerca de sua visão, bem como a realização de exames complementares que são muito importantes para identificar a miopia, além de diversos outros problemas oculares.  Daí a importância da realização da consulta oftalmológica em crianças na idade pré-escolar, para possível diagnóstico da miopia.

Quais são as opções de tratamento?

O tratamento mais comum para corrigir o grau de miopia é o uso regular de óculos ou de lentes de contato.

Cirurgia de miopia (Cirurgia Refrativa)

A cirurgia para corrigir o grau da miopia é chamada de cirurgia refrativa. A indicação desta cirurgia depende da idade do paciente, do tempo de estabilização do grau, do próprio grau do paciente, dentre outras condições oculares que devem ser observadas e estudadas pelo cirurgião. A técnica a ser utilizada deverá ser definida pelo cirurgião, de acordo com a peculiaridade de cada caso. Para saber mais sobre as técnicas deste tipo cirúrgico, visite nossa página sobre Cirurgia Refrativa.

Para saber mais a respeito da miopia e fazer uma avaliação completa de sua saúde ocular, entre em contato e agende uma consulta na Clínica de Olhos.

 

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde;

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica.

Entre em contato
e agende uma visita.