Exame é indicado principalmente para avaliação de pacientes portadores de glaucoma
A gonioscopia é um dos exames que podem ser feitos pelo médico oftalmologista para o diagnóstico de doenças como o glaucoma, uma alteração grave na pressão intraocular, ou como acompanhamento de pacientes que já foram previamente diagnosticados e estão em tratamento.
O exame de gonioscopia deve ser realizado após o médico oftalmologista suspeitar, em exame clínico inicial, de alguma alteração na capacidade de drenagem do humor aquoso ou da pressão interna do olho. É mais comum que seja feito em pessoas a partir dos 40 anos de idade, mas pode ser indicado em qualquer idade.
Agende seu exame de gonioscopia com a Clínica de Olhos!
O que é Gonioscopia?
A principal função da gonioscopia é a análise do ângulo da câmara anterior do olho, numa área entre a córnea e a íris, onde ocorre a drenagem de humor aquoso, um líquido composto por água e sais que tem a função de nutrir a córnea e o cristalino e manter regulada a pressão ideal para o olho.
A indicação da gonioscopia geralmente ocorre após uma primeira consulta com o médico oftalmologista, quando este identifica sinais de que pode haver alterações nas estruturas que regulam a drenagem e produção do humor aquoso nos olhos.
Além disso, é um procedimento que pode se repetir periodicamente em pacientes diagnosticados com o glaucoma, pois, através dele, é possível avaliar a evolução do tratamento e, caso haja necessidade, estabelecer novas diretrizes para sua continuação.
Para que serve o exame de Gonioscopia?
Como dito, o exame de gonioscopia é o procedimento padrão para avaliação do ângulo da câmara anterior do olho, onde ocorre a drenagem do humor aquoso. São analisadas detalhadamente em 360 graus a aparência das estruturas de toda a área e a capacidade de drenagem do humor aquoso.
Quando a qualidade de drenagem do humor aquoso está alterada, a nutrição e o funcionamento adequado do olho ficam prejudicados. A principal consequência desse problema é o glaucoma, doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão interna do olho que, se não tratada adequadamente, pode levar a danos no nervo óptico e perda de visão.
A gonioscopia também é capaz de identificar o tipo de glaucoma. Além de glaucomas de ângulo fechado, é possível identificar o glaucoma de ângulo aberto, quando a drenagem está aparentemente normal, ainda com a pressão alterada, ou o glaucoma congênito, visível através de algumas alterações estruturais específicas.
Faça o exame de Gonioscopia com a Clínica de Olhos!
Além do glaucoma, a gonioscopia pode ser de auxílio fundamental na detecção e avaliação de outras doenças, como:
- tumores na íris;
- traumas oculares;
- manifestações inflamatórias;
- problemas relacionados a diabetes e outras doenças crônicas;
- avaliação após cirurgias oculares;
- outras doenças oculares que podem estar relacionadas ao ângulo de drenagem.
Como é feito o procedimento?
O exame de gonioscopia é um exame rápido que pode ser feito no próprio consultório. É realizado por meio de um equipamento chamado gonioscópio, composto de uma lâmpada, uma fenda e lentes de aumento compostas de espelhos, através dos quais o médico observa o ângulo da câmara anterior da seguinte maneira:
- Devem ser retirados óculos e lentes de contato que o paciente esteja usando.
- Um colírio anestésico e outro gelatinoso são aplicados nos olhos para que o paciente não sinta nenhum desconforto durante o exame.
- É pedido ao paciente que coloque o queixo e a testa em suportes.
- Um feixe de luz avalia todo o espaço da câmara, que o médico observa através de lentes especiais de aumento que tocam suavemente a córnea.
A gonioscopia é um procedimento indolor e demora aproximadamente de dez a vinte minutos. Durante todo o exame, é importante manter-se imóvel e com os olhos bem abertos. Dessa forma, o médico consegue fazer uma avaliação mais detalhada de toda a estrutura.
Quem realiza o exame?
O exame de gonioscopia deve ser feito por um médico oftalmologista. É um exame de exploração de detalhes específicos que requer especial habilidade por parte do profissional.
Por ser uma análise subjetiva das características do ângulo da câmara anterior do olho e ser um exame fundamental no diagnóstico e tratamento de doenças crônicas e graves, como o glaucoma, é importante que a gonioscopia seja feita por um profissional capacitado, com experiência e habilidades reconhecidas em sua realização.
Dessa forma, é possível estabelecer as melhores diretrizes para um controle eficaz das doenças que podem ser detectadas no exame.
Os cuidados com os olhos e o tratamento de doenças que acometem esses órgãos são de responsabilidade da Oftalmologia. Entre em contato e agende sua consulta.
Fontes: